Artigo original escrito em Inglês pode ser encontrado aqui
Enquanto o mundo reage à epidemia de ebola na África Ocidental, um surto recorde de mais de 300 vítimas da doença do legionário é sobrecarregar os recursos de saúde da pequena cidade de Vila Franca de Xira , Portugal, uma pequena cidade ao norte de Lisboa.
Além das pessoas que foram infectadas , pelo menos cinco pessoas morreram . É uma situação terrível, e que é comparável com o foco inicial em 1976 na convenção dos Legionários em que a doença foi nomeado. O surto em Portugal; no entanto , é um número incrível.
Marta Reis da revista online “I- Online” informou que o surto de Portugal é o terceiro maior do mundo Legionários surto nunca.
A World Heath Organization considera o surto Portugal Legionários de ser um ” major Emergências de Saúde Pública ” eo número de exposições a ser ” incomum e inesperado. ”
A Investigação e Identificação da Fonte
Relatos da mídia , incluindo o seguinte por Marta Reis de iOnline, identificaram o local da bactéria legionella para torres de refrigeração em uma fábrica de fertilizantes como a provável causa : The Fertilizer Company : ADP Fertilizantes, Adubos de Portugal.
As autoridades esperam ter hoje até à meia-noite resultados das análises que poderão confirmar a origem do surto de Legionella
As primeiras análises revelaram Legionella nas torres de refrigeração da Adubos de Portugal, Central de Cerveja e Solvay mas os peritos da Inspecção do Ambiente apontam para um problema mais expressivo na ADP. As análises esperadas hoje deverão determinar se as amostras recolhidas nas fábricas estão ligadas a nível molecular com as bactérias isoladas nos doentes. O director geral da saúde explicou que não é totalmente certo que as análises cheguem hoje, porque a multiplicação de bactérias em laboratório não é totalmente controlável. Francisco George disse ainda que há a hipótese dos resultados não serem conclusivos. Uma vez que as torres suspeitas foram encerradas dia 10, deve deixar de haver novos casos dia 20, disse George.
Nos Estados Unidos, o processo de descobrir a fonte é normalmente da responsabilidade do nosso governo por uma agência chamada do Centro de Controle de Doenças (CDC) . Uma vez que o caso é diagnosticado , o CDC prossegue estes casos através de uma investigação detalhada . Se a vítima contrata um advogado, então o caso é arquivado em um tribunal , eo advogado pode usar o poder de intimação para descobrir informações que podem ajudar a determinar a origem da exposição e do nexo causal para a vítima.
Ministro do Meio Ambiente de Portugal confirmou que todas as torres de resfriamento na área afetada foram fechadas durante a investigação .
O que é interessante no surto Portugal, o principal foco de aplicação vem em forma de ” Crimes Ambientais” , que serão processados pelo Ministro do Meio Ambiente. A recuperação do tratamento médico e danos é , pelo menos para o momento, aparentemente sendo manipulados por organizações de defesa legais locais .
Uma outra questão envolve os “documentos “. Importantes Os documentos mais importantes são aqueles que a empresa deve manter no tratamento de sua água. Nos Estados Unidos , as empresas de serviços de água geralmente lidar com o tratamento de torres de refrigeração e piscinas e recipientes de água semelhantes . os logs de tratamento e os registros da empresa de análises de água deve ser a primeira coisa que o governo deveria ser a garantia . é aí que a resposta para a pergunta de ” como isso aconteceu ” será localizado. Infelizmente, esses documentos não estão acessíveis às vítimas a menos que tenham algum tipo de poder de intimação , ou outra autoridade que possa proteger , proteger e obter estes documentos corporativos.
Preste atenção para que a empresa diz, ” temos os processos mais rigorosos para a segurança e protecção do público “, mas ao mesmo tempo não vai ser capaz de fornecer completamente seus registros corporativos na manutenção das torres de resfriamento e os procedimentos de tratamento de água . A explicação da empresa sobre os logs sempre parece ser ” fora de lugar ” ou ” a pessoa encarregada dos registros não foi qualificado , e ele foi finalizado. ”
Se há uma coisa que eu poderia querer colocar minhas mãos nele seriam os registros de manutenção de refrigeração torre. Perdoe a metáfora religiosa , mas é aí que eles vão encontrar o “Santo Graal ” dos documentos . E, como a busca pelo ” Santo Graal “, a pesquisa irá continuar e continuar , sem fim.
Prosseguindo uma reivindicação dos legionários
As famílias devem ser certificando-se que eles têm os seus registros médicos disponíveis , antes e após o evento. É muito provável que a empresa irá sugerir que os problemas médicos sofridos pelas vítimas são por causa de problemas médicos anteriores. Esta defesa é usado na maioria dos casos de causalidade médica , onde as reivindicações ofensor “, bem que pode ter tido alguns problemas, mas a vítima teve alguns problemas médicos graves , por isso não são totalmente culpados. ” Então, as famílias devem estar prontos para que o argumento com os registros médicos ou alguma declaração de seus médicos de que a pessoa era um indivíduo saudável antes da exposição.
Cada vítima deve procurar o tratamento de médicos qualificados que têm conhecimento da doença do legionário ou às vezes referido como Pontiac Fever. A maioria dos casos de Legionários são diagnosticados como pneumonia , por isso, é importante que os especialistas médicos a diagnosticar a condição adequadamente . Alguns dos sintomas , as condições médicas secundárias que se seguem , eo teste adequado estão listadas aqui no meu site também.
Do ponto de vista acção civil deve haver algum esforço para encontrar um perito qualificado em epidemiologia para dar opiniões sobre o estado das vítimas ao de doença do legionário . Este especialista pode contradizer as opiniões prováveis da empresa que o nível de legionella não era alto o suficiente para que a doença de certas vítimas. Contando com o governo para estabelecer essas questões de causalidade médica não é uma boa idéia. As vítimas precisam se proteger e promover seus próprios créditos, com apoio médico e especialista sólida.
Não imediatamente , mas em algum momento , haverá uma necessidade de ter as vítimas também avaliados por um pneumologista para determinar a força de pulmão. Esta é a condição de que poderia continuar a ser permanentes , mas é importante ter as vítimas verificados em certas alturas para determinar a melhoria da capacidade pulmonar da pessoa ao longo do tempo depois de se fazer uma recuperação geral .
Uma outra coisa que provavelmente vai ocorrer. Devido ao grande número de pessoas que foram infectadas , provavelmente haverá algumas “vítimas fantasmas” que afirma que eles são afetados e doente, mas será mostrado para não ter contraído a doença . Estas pessoas serão os únicos que a empresa vai usar para mostrar que o problema não é legionários em todos, mas as pessoas que tentam falsamente fazer uma reclamação. Mesmo que possa ser apenas uma pessoa que afirma a doença, mas não está infectado , a empresa vai fazer essa pessoa o foco principal para diminuir as reivindicações dos pessoas dignas .
Alguém poderia pensar que, com o incrivelmente alto número de pessoas afectadas a empresa não teria nenhuma defesa, mas posso prometer que você não vai ser uma defesa , e agora essas empresas estão provavelmente fazendo um plano de longo prazo para sua proteção financeira.
Para questões relacionadas com uma queixa criminal, eu diria que qualquer processo penal seria processado por algum órgão do governo e com entrada limitada pelas vítimas ou seus representantes . Isso é bom e é ruim. As agências governamentais geralmente são bons em fazer muito sem fazer nada . Enquanto o governo vai investigar a causa ea origem, os seus métodos gerais de investigação não entrar em muitos profundidade sobre o problema ou a causa dos ferimentos das vítimas individuais. Enquanto o processo criminal parece bom , o resultado final será provavelmente menos do que as famílias estão precisando de suas reivindicações individuais.
Compensação de potencial
Se o sistema legal Português permite a compensação financeira , em seguida, as questões que serão envolvidos serão similares àquelas nos Estados Unidos – especialistas Legionella necessários para a prova do nexo de causalidade , especialistas e peritos médicos, bem como investigar a causa factual dos legionários surto.
Nos Estados Unidos, as partes principais do sistema de compensação são:
- despesas médicas
- salários perdidos
- angústia mental
Algumas jurisdições permitem danos punitivos (compensação na forma de punição contra a empresa infratora ) . Na esmagadora maioria dos casos as vítimas não obter compensação , mas a quantidade geralmente depende do grau da lesão, ou na pior das hipóteses – a morte. A maioria dos casos nos Estados Unidos são resolvidos fora de uma audiência no tribunal , e os valores são geralmente mantidos em segredo por acordo entre a vítima ea empresa . Mais uma vez os montantes das compensações variam de acordo com a lesão, mas recuperações foram concedidos em julgamento nos Estados Unidos por mais de um milhão de dólares .
Em Louisiana nossas leis também são baseados na Lei Codal semelhante ao da maior parte da Europa , então eu imagino que haveria alguma base para algum tipo de compensação para as vítimas em Portugal.
Pode um cidadão Português ser autorizados a julgar um caso nos Estados Unidos a partir de uma exposição que ocorreu em Portugal? Isso pode ser possível se as empresas que são encontrados para ser responsável ter contatos ou alguma ligação com os Estados Unidos . Essa é uma explicação simples , mas é possível entrar com uma ação nos Estados Unidos sob determinado conjunto de fatos.
A minha experiência é que os casos nos Estados Unidos são mais comumente causadas por piscinas e banheiras de hidromassagem exposição . O último caso que eu segurei envolvido banheira de hidromassagem de um hotel que expôs os clientes a Legionella . Seus sintomas não se manifestar até que , alguns dias depois (o que é comum) , e uma vez que o CDC tinha feito a sua investigação , a localização do hotel e da Legionella foi determinada . Infelizmente no momento em que a vítima havia se recuperado e , em seguida, procurou o conselho legal que era alguns meses mais tarde. Por uma coincidência que mesmo hotel havia sido encontrado para ter legionella na sua banheira de água quente , alguns meses antes da chegada do meu cliente , e fomos capazes de reunir fatos que o mesmo hotel tiveram as bactérias antes da minha exposição clientes.
A maioria dos hotéis nos Estados Unidos que têm piscinas e banheiras de hidromassagem têm contratos com empresas de serviços de água que mantêm a água em níveis seguros para nadar na piscina e banheira . Ou a empresa de serviços não conseguiu atender adequadamente a piscina e banheira de hidromassagem, ou o hotel deixou de seguir os procedimentos solicitados da empresa de serviços . De qualquer maneira a condição de elevados níveis de legionella são evitáveis .
No caso mais recente que manteve especialistas para determinar a origem da bactéria , outra para determinar o nexo causal com as bactérias do hotel, e os médicos que trataram a vítima também foram utilizados por nós para dar opiniões sobre a lesão, o significado da a doença, e determinar as futuras complicações da doença . Muitas vezes, a vítima pode se recuperar da mais problemática de seus sintomas , mas a doença causa problemas futuros para os pulmões e , por vezes, para o sistema nervoso. Estas complicações futuras são muitas vezes permanente .
Na maioria dos casos, as alegações das vítimas são resolvidos um acordo depois de um terno é arquivado. Os termos eo valor dos assentamentos são feitos geralmente confidenciais pelas partes. Embora, em alguns casos, poderia haver algum tipo de denúncia criminal feita , a grande maioria dos casos nos Estados Unidos são os casos de responsabilidade civil.